Ao longo do seu ministério público, Jesus saiu do seu caminhopara associar-se aos pobres, aos que sofrem e àqueles mais vulneráveis na sociedade. Ele visitou seus lares, veio à sua assistência, dirigiu-lhes a palavra como amigos e trouxe-lhes conforto e cura. Jesus identificou-se tanto com os pobres que chegou a dizer que a maneira como tratamos os pobres afeta diretamente a nossa relação com ele.
Em uma cena dramática do Capítulo 25 de São Mateus, Jesus descreve como, quando formos ao julgamento de Deus, o critério principal que ele usará para avaliar nossas vidas será o quanto nós servimos aos que passam necessidade. Alimentamos os famintos? Demos de beber aos que têm sede, demos acolhida ao forasteiro, vestimos o desnudo, visitamos os doentes e os presos? Aqueles que falharam em sua ajuda aos pobres e aos que sofrem, serão lançados em um castigo eterno, e Jesus explica o porquê: “todas as vezes que deixastes de fazer a um desses pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer.” (Mateus 25,45)
Essa é a razão pela qual Santa Teresa de Calcutá ensinou com frequência que a mensagem do Evangelho pode ser resumida com essas quatro palavras do Evangelho: “A mim o fizestes”. Nesta sessão, aprofundaremos a nossa consideração da Doutrina Social Católica, explorando como temos uma profunda responsabilidade de cuidar dos pobres, dos doentes, dos solitários e dos que sofrem no mundo no nosso dia a dia. E quando o fazemos, estamos amando a Jesus, quem se faz presente de uma maneira especial nos pobres.
Up Next in Most Popular
-
Commitments vs promises: what's the d...
There are many different types of promises, and they have varying degrees of importance legally or culturally. In the Old Testament, there was a big difference between a promise, a contract, and a very special type of promise, known as a covenant. A contract often involves the exchange of propert...
-
Navigating a “Stuck” Season in Your M...
Are you facing challenges in your marriage? In this talk, Melanie Owens from joyfuleverafter.org gives four tips to help strengthen your marriage in times of desolation.
-
Biblical Hospitality: It’s More than ...
It is easy to find excuses why we can’t be hospitable, but Christ calls us to serve others. In this video, Kristy Malik dives into these excuses we often make and gives examples to live out our call to hospitality in the busyness of motherhood.
1 Comment