Ao longo do seu ministério público, Jesus saiu do seu caminhopara associar-se aos pobres, aos que sofrem e àqueles mais vulneráveis na sociedade. Ele visitou seus lares, veio à sua assistência, dirigiu-lhes a palavra como amigos e trouxe-lhes conforto e cura. Jesus identificou-se tanto com os pobres que chegou a dizer que a maneira como tratamos os pobres afeta diretamente a nossa relação com ele.
Em uma cena dramática do Capítulo 25 de São Mateus, Jesus descreve como, quando formos ao julgamento de Deus, o critério principal que ele usará para avaliar nossas vidas será o quanto nós servimos aos que passam necessidade. Alimentamos os famintos? Demos de beber aos que têm sede, demos acolhida ao forasteiro, vestimos o desnudo, visitamos os doentes e os presos? Aqueles que falharam em sua ajuda aos pobres e aos que sofrem, serão lançados em um castigo eterno, e Jesus explica o porquê: “todas as vezes que deixastes de fazer a um desses pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer.” (Mateus 25,45)
Essa é a razão pela qual Santa Teresa de Calcutá ensinou com frequência que a mensagem do Evangelho pode ser resumida com essas quatro palavras do Evangelho: “A mim o fizestes”. Nesta sessão, aprofundaremos a nossa consideração da Doutrina Social Católica, explorando como temos uma profunda responsabilidade de cuidar dos pobres, dos doentes, dos solitários e dos que sofrem no mundo no nosso dia a dia. E quando o fazemos, estamos amando a Jesus, quem se faz presente de uma maneira especial nos pobres.
Up Next in Most Popular
-
Pan para el Camino | Jesús y la Eucar...
La Eucaristía nos sostiene en nuestro camino espiritual. Nuestra participación en la Misa a través de la Liturgia de la Palabra y la Liturgia de la Eucaristía es una ofrenda de acción de gracias a Dios. Luego se nos envía a compartir lo que hemos recibido.
Si desea descargar este video, háganos...
-
Navigating a “Stuck” Season in Your M...
Are you facing challenges in your marriage? In this talk, Melanie Owens from joyfuleverafter.org gives four tips to help strengthen your marriage in times of desolation.
-
Commitments vs promises: what's the d...
There are many different types of promises, and they have varying degrees of importance legally or culturally. In the Old Testament, there was a big difference between a promise, a contract, and a very special type of promise, known as a covenant. A contract often involves the exchange of propert...
1 Comment