Symbolon (Portuguese) // Sessão 9
Symbolon: A fé católica explicada: Vivendo a Fé (Português)
•
19m
Lavar os pés era o tipo de tarefa que um escravo realizaria ao seu mestre.Mesmo assim, isso foi o que Jesus fez a seus discípulos na noite antes de morrer, na Última Ceia. Ele se levantou da mesa, derramou água dentro de uma vasilha e começou a lavar os pés dos seus discípulos.
Jesus, o Filho Divino de Deus, abaixou-se, fez-se pequeno, assumindo o papel de um escravo, para humildemente servir aos seus discípulos. Fazendo isso, ele também queria ensinar-lhes uma lição crucial, um mandamento novo: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. (João 13,34)
“Se, portanto, eu, o Mestre e Senhor, vos lavei os pés, também deveis lavar-vos os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, também vós o façais”. (João 13,14-15)
Desde o tempo dos Apóstolos, os Cristão vêm esforçando-se por construir uma comunidade que esteja formatada pelo mandamento de Cristo e “amar um ao outro” como Ele nos amou. De fato, já na Igreja nascente, a mensagem do Evangelho chegava a todos os aspectos da vida humana—matrimônio e família, educação, trabalho, cultura, serviço aos pobres, cuidado às viúvas e proteção da vida humana. E isso inspirou os Cristãos a não buscar somente seus próprios interesses, mas a servir um ao outro em todas essas áreas. Através de uma fecunda história de 2000 anos de luta por viver o chamado de Cristo a “lavar um pé um ao outro”, a Igreja também refletiu sobre como construir uma sociedade justa na qual todos os seres humanos possam realizar-se. Essa reflexão foi incorporada nos vários princípios e orientações vindos da Igreja, conhecidos como Doutrina Social Católica.
Up Next in Symbolon: A fé católica explicada: Vivendo a Fé (Português)
-
Symbolon (Portuguese) // Sessão 10
Ao longo do seu ministério público, Jesus saiu do seu caminhopara associar-se aos pobres, aos que sofrem e àqueles mais vulneráveis na sociedade. Ele visitou seus lares, veio à sua assistência, dirigiu-lhes a palavra como amigos e trouxe-lhes conforto e cura. Jesus identificou-se tanto com os pob...